Para começar, veja esta reportagem do Olhar Digital (UOL Tecnologia) para ter uma primeira impressão:
Como você acabou de ver acima, é provável que o estilo de computação em nuvem acabe com a necessidade de um computador super potente para ter todos os programas que você precisa. Como seus arquivos e os programas que utiliza no dia-a-dia vão estar na nuvem (vulgo milhares de servidores), você só vai precisar do acesso à internet. Esqueça também a necessidade de instalar programas. Você por acaso já instalou o Gmail? Ou precisou atualizar alguma versão dele? Claro que não! Isso agora é preocupação de quem estiver cuidando da nuvem. Dê adeus aos avisos de "Você tem uma nova atualização" ou "Experimente a versão X".
Outra palavra importante dessa nova tendência é escalabilidade. Hã?! O quê?! Calma... Imagine que você tem um site, ele começa a ficar famoso, receber muitas visitas e aquele servidor de 3ª mão que você comprou pra hospedar ele não aguenta mais a quantidade de pessoas entrando nele. O resultado já conhecemos, é como querer fazer a matrícula da faculdade pela Web no último dia... nada funciona! Mas como no futuro você vai usar a computação em nuvem, aqueles milheres de servidores vão oferecer pro seu site exatamente o poder de processamento e memória que ele precisar e, tcharam!, seu site não vai mais cair nem dar problema. Essa é a tal escalabilidade.
E só precisaremos pagar por aquilo que usamos. É como se fossemos receber uma conta de luz, se usamos muito, pagamos mais, se usamos só o básico, pagamos pouco. A pirataria também deverá decrescer horrores com esse modelo. Mas ainda existem algumas preocupações sobre a segurança dos dados. E se alguém tropeçar no fio do servidor? E se alguém roubar aquele meu projeto secreto? Se as empresas deverão se esforçar para resolver esses problemas ou se iremos utilizaremos algo fora da nuvem para proteger nossa privacidade, só veremos daqui uns anos.

Quem quiser uma visão simples e empresarial da nuvem, segue esta animação, em inglês, da Salesforce:
Boto feh =] nunca tinha procurado saber oque é, apesar da curiosidade =PPP
ResponderExcluirParece interessante, da pra pensar em alguns projetos para fazer com isso, já ^^
Valeu, Dani =]